Coronavírus

Promessa de vacinação gratuita contra a Covid-19 em estado indiano agita eleições

Nirmala Sitharaman, ministra das Finanças da Índia que fez a promessa durante a apresentação do manifesto do partido nacionalista hindu Partido do Povo da Índia

Manish Swarup/ AP

O partido no poder está a ser acusado de instrumentalizar a pandemia.

Especial Coronavírus

A promessa de vacinação gratuita contra a Covid-19 feita pelo Governo indiano no estado de Bihar, na campanha para as eleições locais, provocou polémica, com acusações ao partido no poder de instrumentalizar a pandemia.

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, fez a promessa durante a apresentação do manifesto do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (Partido do Povo da Índia, BJP) para as eleições estatais em Bihar, no leste da Índia, que arrancam na próxima semana e se realizam em várias fases.

A promessa levou a oposição a acusar o partido do primeiro-ministro Narendra Modi de politizar a pandemia e de explorar o medo da população, num país que é o segundo mais afetado pela doença.

Bihar é o terceiro maior estado indiano, com 122 milhões de habitantes.

A Índia registou 54.366 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, contabilizando menos de 60 mil novas infeções pelo quinto dia consecutivo.

Desde o início da pandemia, o país diagnosticou mais de 7,7 milhões de casos, registando 117.306 mortos (690 nas últimas 24 horas).