Coronavírus

Covid-19. Associação de Beneficência do Sabugueiro com 47 infetados 

Presidente da direção entre os infetados. Mário Jorge Branquinho é também o diretor do festival de cinema de ambiente da Serra da Estrela

Especial Coronavírus

A geografia da infeção por covid-19 já chegou ao Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal na Serra da Estrela.

O surto na Associação de Beneficência começou com 19 utentes e seis funcionários, mas houve uma evolução entre os que antes testaram negativo. Atualmente, a instituição tem 31 utentes e 16 funcionários portadores da infeção, num total de 47 pessoas doentes.

Entre os infetados está o presidente da direção, Mário Jorge Branquinho, que é também o diretor do conhecido festival de cinema de ambiente da Serra da Estrela.

Em comunicado, a instituição fez saber que "não se reportam quadros de sintomatologia clínica em nenhum dos infetados" e que "apesar de tudo a equipa de trabalho está animada para assegurar a funcionalidade dos serviços com vigilância médica e enfermagem redobrada".

No lar da Santa Casa da Misericórdia da Vela, sobe de oito para dez o número de funcionárias infetadas. Sobram 25 para assegurar os cuidados aos utentes. Entre 87 idosos há 65 infetados.

Na freguesia de Gonçalo, o número de infetados atingiu já mais de uma centena de pessoas, na comunidade e no centro escolar, que vai reabrir na próxima terça-feira, mais de três semanas depois da infeção de funcionários, alunos e professores terem provocado a suspensão das aulas.