Coronavírus

Hospital de Amarante só recebe doentes covid: "Estamos em catástrofe"

Profissionais queixam-se de exaustão depois de hospital ter atingido a capacidade máxima de internamento por várias vezes nos últimos dias.

Especial Coronavírus

O hospital de Amarante vive uma situação complicada e, agora, só recebe doentes covid. Os profissionais de saúde encontram-se exaustos, à beira do limite e dizem estar a viver uma catástrofe.

A situação agravou-se quando o hospital, que anteriormente só recebia doentes negativos, detetou casos positivos. Foi criada uma ala exclusiva para os infetados e uma outra para os não covid. Porém, na área dita "limpa" também surgiram casos positivos depois de realizados testes.

A criação de circuitos dentro do hospital demorou a ser concretizada, pondo doentes em risco, e infetando dezenas de profissionais de saúde.

Ao internamento com capacidade de 65 camas chegam apenas doentes covid e, nos últimos dias, por várias vezes, a capacidade máxima foi atingida. Esta sexta-feira, alguns doentes foram transferidos para outras unidades para aliviar a pressão no hospital.

  • 3:09