Coronavírus

Primeiro caso detetado de reinfeção pelo novo coronavírus em Portugal

Mulher de 48 anos voltou a apresentar sintomas da Covid-19 três meses depois de recuperada.

Especial Coronavírus

Uma mulher de 48 anos da região de Lisboa será o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavírus em Portugal.

A notícia é avançada pelo jornal Público que acrescenta que a mulher foi infetada em julho, recuperou e testou novamente positivo em outubro.

Os casos de reinfeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são raros mas possíveis, confirmando-se atualmente 10 a nível mundial.

"A portuguesa apresentou sintomas da doença no início de Julho, tendo testado positivo ao novo coronavírus no dia 3. Recuperou passado 15 dias (fez testes que não detectaram a presença do vírus no organismo) e, já em finais de Outubro, voltou a apresentar sintomas da doença provocada pelo SARS-CoV-2. Nessa altura, confirmou-se laboratorialmente estar de novo infectada com o novo coronavírus", descreve o Público.

O caso está a ser estudado pelo médico Germano de Sousa, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e especializado em Patologia Clínica.

As reinfeções podem pôr em causa a imunidade de grupo?

O virologista Pedro Simas explicou na SIC Notícias que os coronavírus provocam uma infeção superficial nas vias respiratórias - "não é uma infeção pulmonar tipicamente" - que induz pouca doença, ou seja, induz uma resposta imunológica não muito vigorosa a nível de anticorpos que são os que proetegem o indivíduo de uma reinfeção.

VEJA MAIS NO ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

As notícias mais recentes em https://sicnoticias.pt/ultimas

Handout .