Coronavírus

Jogos Olímpicos. Atletas vão ser testados à covid-19 a cada quatro dias

Kim Kyung Hoon

Já os visitantes poderão ter que instalar aplicação que faz rastreamento.

Saiba mais...

Os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 devem realizar testes ao novo coronavírus a cada quatro ou cinco dias durante a competição, prevê o plano de medidas sanitárias anunciado esta quarta-feira pelas autoridades japonesas.

O plano, que foi trabalhado pelo governo nipónico e pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, prevê que cada visitante que chegue ao Japão realize um teste 72 horas antes da partida e outro à chegada ao país.

As medidas divulgadas não obrigam os visitantes a cumprir uma quarentena de duas semanas e não definem a política a adotar sobre a utilização de uma futura vacina.

Visitantes poderão ter que instalar aplicação que faz rastreamento

As autoridades japonesas tencionam obrigar os visitantes a instalarem nos seus telemóveis uma aplicação que controla o número de infeções e monitoriza os contactos com pessoas infetadas.

Além de prever que os atletas se submetam a testes a cada quatro ou cinco dias, o plano inclui a realização de testes à chegada à aldeia olímpica e em alguns locais de competição, antes e depois das provas, mesmo que não sejam visíveis quaisquer sintomas.

Caso um atleta acuse positivo para o novo coronavírus, deverá de imediato ser realizada nova análise para garantir que não de trata de um falso positivo.

Jogos Olímpicos acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que deverão contar com a participação de cerca de 11.000 atletas, vão realizar-se entre 23 de julho e 08 de agosto do próximo ano, depois de terem sido adiados devido à pandemia de covid-19.