Coronavírus

Covid-19. Detetado surto em lar do concelho de Nelas

DR

Utentes estão assintomáticos.

O lar da Fundação Lopes da Fonseca, no concelho de Nelas, tem 52 dos seus 80 utentes com covid-19 e uma equipa especializada dos bombeiros voluntários irá esta sexta-feira desinfetar todas as instalações, informou o presidente da autarquia.

Em comunicado, José Borges da Silva explica que os utentes do lar, situado na freguesia de Lapa do Lobo, se encontram assintomáticos e foram testados na sequência de diagnósticos positivos a colaboradores no "início do seu turno de trabalho de sete dias".

Este turno, rotativo, era "há muito praticado em termos de prestação de trabalho, tendo-se revelado um método eficaz no controle da pandemia", conta o autarca, lembrando que foi até aconselhado pelas autoridades de saúde.

"Os utentes foram, de imediato, separados em instalações completamente diversas", realça.

José Borges da Silva explica que as refeições e os serviços de lavandaria passaram a ser assegurados "por empresas exteriores ao lar, minimizando qualquer efeito de contágio interno ou externo e libertando recursos humanos para apoio aos utentes, especialmente neste período de grande dificuldade".

"Os serviços de apoio médico e de enfermagem foram já reforçados no sentido de garantirem os melhores cuidados de saúde, sendo que todas as instituições ligadas à área da saúde, locais e regionais, se encontram mobilizadas para esta situação", assegura.

O autarca explica ainda que o controle desta situação "vai fazer-se exclusivamente no interior das instalações da Fundação Lopes da Fonseca, amplas e adequadas para o efeito, com o apoio eventual de unidades hospitalares, caso haja necessidade," e que, por agora, não é necessário usar a Zona de Concentração de Apoio à População Covid-19, que tem 50 camas e está instalada na sede da Associação de Santo António.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão