Coronavírus

Covid-19. EUA exigem teste negativo para entrar no país 

David Zalubowski

Medida entra em vigor a partir de 26 de janeiro.

Especial Coronavírus

A partir do dia 26 de janeiro, os passageiros que queiram viajar para os Estados Unidos da América têm que realizar um teste à covid-19, até três dias antes do voo.

Os viajantes terão que apresentar provas por escrito à companhia aérea do resultado negativo do teste, ou prova de que já estiveram infetados e estão recuperados.

As novas restrições entram em vigor daqui a duas semanas, para que as companhias aéreas e os viajantes tenham tempo para se adaptarem.

A medida aplica-se a todos os passageiros, quer sejam nacionais ou residentes nos Estados Unidos, quer sejam estrangeiros.

Esta foi uma das formas encontradas para controlar a entrada de novas variantes do SARS-CoV-2, que os especialistas temem que sejam mais contagiosas.

Covid-19. EUA com quase 4.500 mortos num só dia, maior número de sempre

Os Estados Unidos contabilizaram quase 4.500 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, ultrapassando pela primeira vez os quatro mil mortos num só dia, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

O país registou 4.470 mortes nas últimas 24 horas, além de 235 mil casos.

Desde o início da pandemia, os EUA acumularam 22,8 milhões de casos confirmados e mais de 380 mil mortos.

Cerca de 131 mil pessoas estão atualmente hospitalizadas devido à covid-19, segundo o Covid Tracking Project, que analisa diariamente os dados do país.