O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já transferiu nos últimos dias 16 doentes covid-19 para unidades de instituições particulares de solidariedade social.
Ao todo, na região centro, estavam internados na quinta-feira um total de 846 pessoas em enfermaria e 107 em cuidados intensivos.
A afluência tem sido grande às urgências que compõem o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Com a capacidade de internamento quase esgotada, 16 doentes foram transferidos nos últimos dias para unidades pertencentes ao setor social.
Segundo os números de quinta-feira havia em Coimbra 264 doentes internados em enfermaria geral num total de 283 camas disponíveis. Isto quando o plano de contingência tinha prevista a utilização de 90 camas.
Nos cuidados intensivos estavam 46 pessoas de um total de 55 camas disponíveis.
Nalguns dias desta semana registou-se uma acumulação de ambulâncias à porta das unidades, resultado que pode também estar relacionado com a crescente afluência, sendo que foi registada uma média de 25% de falsas urgências que incluíram alguns utentes a pretender realizar testes covid.
No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já foram vacinados um total de 3.709 profissionais dos cerca de 6.000 que aceitaram receber a vacina num universo de 8.000 colaboradores.
A segunda toma para os primeiros está prevista começar no dia 17.
Na região Centro há vários hospitais já na linha vermelha. Segundo os números desta quinta-feira, havia um total de 846 doentes internados em enfermaria e 107 em cuidados intensivos.
Estes totais dizem respeito à soma de cinco centros hospitalares e ainda a outras seis unidades de saúde da região desde Aveiro a Castelo Branco.