Coronavírus

Covid-19. Vacina da Pfizer é eficaz contra variante inglesa detetada em mais de 60 países

POOL New

A variante está em rápida expansão.

Saiba mais...

A vacina da Pfizer é eficaz contra a variante inglesa do SARS-CoV-2.

A conclusão é de um novo estudo, desta vez realizado na Alemanha, que mostrou que a vacina consegue neutralizar a nova estirpe.

A investigação usou amostras de sangue de 16 pessoas vacinadas que conseguiram aniquilar o virus, apesar das várias mutações que ele tem na estrutura da proteina que se junta às celulas humanas.

A semana passada, a Pfizer apresentou um outro estudo que também confirmou a eficácia da vacina na estirpe descoberta na Africa do Sul.

Variante inglesa representa 13% dos casos em Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira que a variante inglesa já representa pelo menos 13% dos casos de covid-19 em Portugal.

Perante os números, Marta Temido admite que o Governo poderá tomar medidas adicionais de combate à pandemia.

A proporção de casos da variante inglesa do SARS-CoV-2 está a "aumentar significativamente" em Portugal, revela um relatório do INSA, que calcula em 70% a taxa de crescimento entre o início de dezembro de 2020 e o início deste mês.

A ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, reúnem esta quarta-feira com epidemiologistas para avaliar o encerramento das escolas.

LINKS ÚTEIS

  • O exemplo inglês 

    Opinião

    Na década de oitenta, as tragédias de Heysel Park primeiro e de Hillsborough depois, atiraram a credibilidade do futebol inglês para a sarjeta.

    Duarte Gomes