Coronavírus

Covid-19 nos Açores. Alunos até ao segundo ciclo vão regressar ao ensino presencial

Ao contrário do que acontece no continente, o arquipélago não está em confinamento.

Saiba mais...

Em quatro concelhos da ilha de São Miguel, nos Açores, os alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos regressarão na próxima segunda-feira ao ensino presencial. Os alunos do terceiro ciclo e secundário irão manter o ensino à distância.

O regresso à escola não irá ocorrer em todos os concelhos: em Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, onde existem mais casos de covid-19, todas as escolas vão permanecer encerradas e os alunos continuam em casa.

Ao contrário do continente, os cidadãos que vivem nos Açores não estão em confinamento, mas têm de cumprir um conjunto de medidas de restrição: os cafés e restaurantes continuam a ser obrigados a manter o limite de clientes por mesa e a encerrar às 15:00 durante toda a semana, enquanto o restante comércio está aberto até às 19:00.

Na ilha de São Miguel o recolher obrigatório começa às 20:00 nos dias da semana e às 15:00 aos fins de semana. Rabo de Peixe é a localidade açoriana com mais casos de infeção pelo novo coronavírus e, por isso, a única vila onde permanece um cordão sanitário.

Para além disso, o Governo açoriano vai passar a exigir mais um teste à covid-19 para quem chega ao arquipélago. Para além de trazer um teste negativo realizado antes da viagem e ter de fazer um segundo teste ao 6.º dia nas ilhas, a região autónoma requer agora uma terceira colheita, caso o período de permanência seja superior a 13 dias.

  • 2:29