Em quatro concelhos da ilha de São Miguel, nos Açores, os alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos regressarão na próxima segunda-feira ao ensino presencial. Os alunos do terceiro ciclo e secundário irão manter o ensino à distância.
O regresso à escola não irá ocorrer em todos os concelhos: em Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, onde existem mais casos de covid-19, todas as escolas vão permanecer encerradas e os alunos continuam em casa.
Ao contrário do continente, os cidadãos que vivem nos Açores não estão em confinamento, mas têm de cumprir um conjunto de medidas de restrição: os cafés e restaurantes continuam a ser obrigados a manter o limite de clientes por mesa e a encerrar às 15:00 durante toda a semana, enquanto o restante comércio está aberto até às 19:00.
Na ilha de São Miguel o recolher obrigatório começa às 20:00 nos dias da semana e às 15:00 aos fins de semana. Rabo de Peixe é a localidade açoriana com mais casos de infeção pelo novo coronavírus e, por isso, a única vila onde permanece um cordão sanitário.
Para além disso, o Governo açoriano vai passar a exigir mais um teste à covid-19 para quem chega ao arquipélago. Para além de trazer um teste negativo realizado antes da viagem e ter de fazer um segundo teste ao 6.º dia nas ilhas, a região autónoma requer agora uma terceira colheita, caso o período de permanência seja superior a 13 dias.
- Açores oferecem ajuda aos hospitais do continente
- Depressão Justine. Registadas 12 ocorrências em várias ilhas dos Açores
- Covid-19. Governo dos Açores disponível para receber doentes do continente
- Covid-19. Açores passam a exigir teste ao 12.º dia a quem chega
- Passageiro que viajou infetado para os Açores enfrenta queixa por crime de propagação de doença
- GNR fecha padaria nos Açores considerada perigo para a saúde pública