João Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, defendeu que ainda é possível o ensino à distância correr bem, com medidas que deviam ter sido tomadas há cerca de um ano.
"O ensino à distância é altamente técnico, muito contraintuitivo e implica um corte radical com o ensino presencial. Isto tem de ser ensinado por alguém que tenha experiência", afirmou.
O responsável, que tem estado a dar formação de ensino à distância a professores, considerou que os professores, alunos e pais deviam ter recebido um modelo pedagógico, no início da pandemia, para cada um saber o que fazer, como e porquê.
Na Edição da Tarde, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática disse que ainda é possível dar a formação aos professores e considera que é essencial prevenir determinadas situações, como o bullying aos professores no ensino à distância, que não acontecia no ensino presencial.
Referindo uma possível sobrecarga em famílias com várias crianças em ensino à distância e pais em teletrabalho, João Araújo explicou que há plataformas em que o processo de aprendizagem é feito através de um jogo.
"O ensino à distância é o modelo por excelência do ensino em proximidade", defendeu, acrescentando que não há alunos em última fila como nas escolas.