Coronavírus

Fronteira terreste com Espanha vai continuar encerrada

NUNO VEIGA

Anúncio do primeiro-ministro esta quinta-feira.

Saiba mais...

O primeiro-ministro anunciou que a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha vai continuar encerrada devido à pandemia de covid-19.

"Vão manter-se fechadas as fronteiras terrestres com Espanha com aquelas exceções que são conhecidas e têm vindo a ser praticadas", disse António Costa, na conferência de imprensa realizada após o conselho de ministros.

O primeiro-ministro destacou que, desde o início do confinamento, Portugal e Espanha "têm sido exemplares" na gestão da fronteira terrestre.

"Devemos ser dos poucos países europeus que têm sempre sistematicamente acordado a gestão da fronteira comum sem medidas unilaterais de um ou de outro país e vamos continuar a manter", precisou.

As fronteiras com Espanha estão fechadas desde 31 de janeiro devido à pandemia de covid-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países, nos pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Multiplicam-se os controlos nas fronteiras aéreas e terrestres na União Europeia

Com um novo aumento do número de casos na Europa, multiplicam-se os controlos nas fronteiras aéreas e terrestres.

No dia em que Espanha alargou o uso ao obrigatório da máscara às praias, piscinas e durante os exercícios ao ar livre, começou também a ser exigido um teste negativo para quem chega de França.

O ministro da Saúde francês continua a tentar evitar a todo o custo o confinamento no país. Mas com o maior número de doentes internados em cuidados intensivos desde o início da pandemia, ainda não é claro se França consegue vencer a vaga sem voltar a fechar.

Itália implementou uma quarentena obrigatória de cinco dias para todos os que entram no país também a partir da União Europeia.