Coronavírus

Covid-19. Governo alemão com mais poder para impor mais restrições 

Incidência acumulada de covid-19 na Alemanha sobe para 140,9 casos por 100 mil habitantes. 

Saiba mais...

O Governo alemão aprovou um endurecimento da lei de proteção contra infeções, que permite impor restrições no país e travar o aumento de contágios por covid-19.

O aumento de contágios e da pressão hospitalar na Alemanha levou o Executivo a querer centralizar a crise pandémica e ter maior poder sobre os estados federados, que decidiam até agora as medidas a tomar.

A mudança na lei, que tem de ser aprovada no parlamento, permite impor o recolher noturno, a redução de contactos sociais e o encerramento de comércio não essencial, nas regiões com mais de 100 casos por 100 mil habitantes, durante três dias, e o encerramento de escolas se a incidência ultrapassar os 200 casos.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros