Coronavírus

Judoca Bernardo Tralhão testa positivo à covid-19 e falha Europeus de Lisboa

Canva

A saída de Bernardo Tralhão, campeão nacional de sub-21, permite a entrada de Vasco Rompão, campeão nacional de +100 kg.

Saiba mais...

O judoca Bernardo Tralhão (-60 kg) teve um teste positivo ao novo coronavírus e vai falhar os Europeus de Lisboa, sendo substituído por Vasco Rompão (+100 kg), revelou o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ).

"O Bernardo esteve infetado há dois meses, e agora nos dois testes PCR efetuados teve um primeiro negativo, e, depois, um positivo", justificou à agência Lusa o presidente da FPJ, Jorge Fernandes.

Uma situação que não permite a entrada do judoca de Coimbra nos Europeus, que decorrem entre sexta-feira e domingo, depois de todos os judocas estarem obrigados a dois testes PCR e um terceiro nos dias anteriores à competição.

A saída de Bernardo Tralhão, campeão nacional de sub-21, permite a entrada de Vasco Rompão, campeão nacional de +100 kg, com a seleção portuguesa a entrar em mais uma das 14 categorias, a dos pesos pesados, agendada para domingo.

Assim, a seleção portuguesa terá Catarina Costa e Maria Siderot (-48kg), Joana Diogo e Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro e Wilsa Gomes (-57kg), Rodrigo Lopes, João Crisóstomo e André Diogo (-66 kg) a competirem na sexta-feira, Bárbara Timo (-70kg), João Fernando (-73kg), Anri Egutidze e Manuel Rodrigues (-81 kg) no sábado, e Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78kg), Jorge Fonseca e Diogo Brites (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) no domingo.

Os Europeus de judo decorrem entre sexta-feira e domingo na Altice Arena, e trazem a Lisboa mais de 360 judocas provenientes de 45 países.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.947.319 mortos no mundo, resultantes de mais de 136,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.