Coronavírus

Lisboa em risco de recuar no desconfinamento

Casos de covid-19 em Lisboa quase duplicaram numa semana, taxa de incidência está muito próxima do limite de 120 casos por 100 mil habitantes.

Saiba mais...

Na última semana os casos de covid-19 em Lisboa quase duplicaram. Especialistas admitem que esse aumento possa ter a ver com os festejos do Sporting.

Desde há algumas semanas que os casos de covid-19 em Lisboa estão a subir, mas nos últimos sete dias esse aumento foi ainda maior, afastando-se dos números mais controlados dos concelhos vizinhos da capital.

"É legitimo pensar que pode estar relacionado com os festejos" do Sporting, refere o matemático epidemiologista Óscar Felgueiras.

Nesta celebração poucos usaram máscara e também muito poucos mantiveram o distanciamento que pode prevenir a transmissão do virus que provoca a covid-19.

Olhando para ultimo o relatório da direção-geral da saúde, Oeiras é o único concelho da grande Lisboa onde o número de casos não cresceu.

Amadora, Loures e Sintra tiveram na ultima semana um aumento, mas muito inferior ao registado em Lisboa.

A SIC sabe que a autoridade de saúde de Lisboa e vale do tejo tem estado a recolher e a estudar os dados do sistema informático trace covid que regista todos os inqueritos epidemiologicos feitos aos casos positivos.

E não há por enquanto, nada, que possa relacionar ois festejos do campeonato com a alta incidência da capital.