O Governo reúne-se esta quarta-feira em Conselho de Ministros e, segundo o jornal Público, vai debater as propostas dos especialistas para rever os critérios de risco da covid-19 aplicados aos concelhos com menos população. Neste encontro deverá ser aprovado o plano com as medidas para o verão.
Critérios de risco
O critério atual prevê que os concelhos com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, estão acima do limiar de risco e têm de travar no plano de desconfinamento.
Já os municípios com mais de 240 novos casos são obrigados a recuar.
Para os territórios menos povoados, basta um pequeno número de novos casos para levar a retrocessos no desconfinamento. Esta situação tem sido criticada pelos autarcas e levou os especialistas a propor um ajustamento nos critérios para estes concelhos.
Segundo o jornal Público, as propostas vão ser debatidas esta quarta-feira em Conselho de Ministros e deverão ser aceites pelo Governo.
- Arganil e Golegã recuam no desconfinamento, Lisboa em alerta
- Arganil recua no desconfinamento. Autarquia e população revoltadas com decisão
Medidas para o verão
No encontro também será definido o conjunto de medidas para o verão, que devem entrar em vigor a partir de dia 14, um dia depois de terminar a atual situação de calamidade.
A partir desta data, o Governo deverá adotar um novo calendário de níveis de desconfinamento com as medidas a aplicar em cada fase.
O jornal Público diz que poderão ser feitos ajustamentos nos horários do comércio e restauração, na lotação dos espaços e nas regras para a realização de eventos.
Segundo o relatório da semana passada, Ribeira Grande é o caso mais preocupante, com mais de 600 novos casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.
- Arranque da época balnear no Algarve com perspetivas otimistas para negócios de verão
- Autoridades reforçam fiscalização nas praias em fim de semana de calor
Santos Populares
No encontro desta quarta-feira, deverão ser também debatidas as regras para os Santos Populares.
Os arraiais populares em Lisboa vão ser cancelados pelo segundo ano consecutivo. A autarquia da capital anunciou a proibição das festas de Santo António. Pelo contrário, a Câmara do Porto vai permitir festas controladas. O Governo remeteu o anúncio das medidas a aplicar para depois da reunião do Conselho de Ministros desta quarta-feira, mas a Direção Geral de Saúde (DGS) já disse que os festejos são possíveis desde que haja regras.