Coronavírus

Covid-19. Governo britânico pondera reabertura total a 21 de junho

Mais de 55% da população maior de 18 anos está totalmente vacinada.

Saiba mais...

No Reino Unido a vacinação contra a covid-19 continua a bom ritmo, mas persiste a dúvida em relação ao levantamento total das restrições, apontado para dia 21 de junho. Nas últimas 24 horas foram registados mais de oito mil novos casos, o número diário mais elevado desde fevereiro.

Depois de ter apontado 21 de junho como uma espécie de dia de libertação pós-covid, na última semana o Governo britânico tem tido um discurso mais cauteloso.

Boris Johnson diz que é necessário avaliar o impacto nos serviços de saúde do aumento do número de casos e também da variante Delta, responsável por mais de 90% das novas infeções.

Enquanto essa resposta não chega, a campanha de vacinação prossegue a um ritmo que deixa o Reino Unido destacado da média europeia. Mais de 55% da população maior de 18 anos está totalmente vacinada.

Índia tenta acelerar vacinação

No país que mais vacinas produz, a campanha de vacinação está quase nos antípodas da realidade britânica, mas nas últimas semanas a Índia tem tentado recuperar o tempo perdido. Ainda assim, há desafios logísticos que se impõe.

Numa área da região de Caxemira, por exemplo, a distribuição de vacinas pelas tribos nómadas é feita a pé e a cavalo pelas montanhas. Mas ao fim de seis horas de caminho, não há nenhuma garantia de que a missão seja bem-sucedida.

O Governo indiano quer ter toda a população adulta vacinada até ao final de 2021, um objetivo que será, a muitos níveis, difícil de alcançar.