Coronavírus

Máscaras, testagem, ventilação e vacinação contra a covid-19: os alertas dos especialistas

Direção-Geral da Saúde diz que está a equacionar todos os cenários e nenhuma hipótese foi posta de parte.

Saiba mais...

Com a chegada do inverno e a retoma das atividades, os números de contágios têm vindo a aumentar.

Os peritos alertam para importância do uso das máscaras, da testagem, da ventilação e da vacinação para travar futuras restrições. A Direção-Geral da Saúde diz que está a equacionar todos os cenários e nenhuma hipótese foi posta de parte.

O Natal está à porta e vai fazer disparar a circulação de pessoas pelo país. É também esperada a chegada de pessoas de outros países, onde a taxa de vacinação é bastante inferior à de Portugal.

As medidas a aplicar é uma decisão que só será tomadas depois da reunião no Infarmed, convocada para esta sexta-feira. A regra tem sido essa: primeiro o Governo ouve os peritos, depois toma decisões.

Casa aberta disponível para maiores de 75 anos

A modalidade "casa aberta" está aberta, a partir desta terça-feira, para maiores de 75 anos. O objetivo da DGS é acelerar o processo de vacinação com a terceira dose da vacina contra a covid-19 e acelerar também a vacinação contra a gripe, informou em comunicado.

Continua também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Da mesma forma, encontra-se disponível o autoagendamento para pessoas com 70 ou mais anos.

SAIBA MAIS