Coronavírus

"Por uns pagam os outros": SIC esteve com uma família portuguesa confinada em casa na Áustria

Enviados SIC

Casos de covid-19 continuam a subir na Áustria.

Saiba mais...

As novas infeções por covid-19 continuam a crescer na Áustria. Os cuidados intensivos estão sob pressão e foi necessário transferir doentes entre hospitais de diferentes regiões. Os vacinados não entendem as razões de quem não opta pela proteção da vacina. É o caso de uma família portuguesa a residir em Viena que está confinada em casa.

São engenheiros portugueses em teletrabalho. Catarina e Bruno vivem há 12 anos em Viena e este é já o quarto confinamento.

"Por uns estão a pagar os outros e eu não concordo com isso", diz Bruno Simões.

"É segregar um bocado a população", acrescenta Catarina Teles.

Esta família não acredita num regresso ao trabalho para este ano. Entretanto, veem nas notícias a referência positiva da taxa de vacinação contra a covid-19 em Portugal.

Entretanto, na Áustria, as novas infeções continuam a subir. Uma grande percentagem está nas regiões que apresentam a taxa mais baixa de vacinação.

Ultrapassando os dois mil casos por 100 mil habitantes, 10 vezes mais do que em Portugal. Esta subida está a pressionar os cuidados intensivos e para Viena já foram transferidos doentes covid de Salzburgo e solicitados médicos e enfermeiros reformados.

Saiba mais

Especial coronavírus