Crise Migratória na Europa

Navio Ocean Viking resgatou 369 migrantes esta noite no mar Mediterrâneo

Sexta operação de resgate em poucos dias, há agora 572 migrantes a bordo.

O Ocean Viking, o navio de resgate do SOS Méditerranée, resgatou 369 migrantes do Mediterrâneo durante a noite de domingo a segunda-feira, na sexta operação de resgate em poucos dias.

O navio tem agora 572 sobreviventes a bordo, disse SOS Méditerranée no Twitter.

O último resgate envolveu um "grande barco de madeira" que estava "em perigo na região de busca e resgate da Líbia" no final da tarde de domingo, disse um porta-voz da ONG à AFP.

As operações de resgate duraram mais de 5 horas. Entre as 369 pessoas resgatadas estão nove mulheres, um bebé, duas crianças e 110 menores desacompanhados, segundo o SOS Méditerranée, originários sobretudo do Egito, Bangladesh e Eritreia.

Na tarde de domingo, o Ocean Viking já tinha resgatado 71 migrantes em perigo num barco de madeira extremamente sobrecarregado na área de busca e resgate de Malta. Os ocupantes fugiam da Líbia, de onde tinham saído três dias antes e, sem comida e água a bordo, estavam exaustos no momento do resgate.

Desde o início de 2021, 866 migrantes perderam a vida no Mediterrâneo tentando chegar à Europa, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A SOS Méditerranée afirma ter resgatado mais de 30.000 pessoas desde fevereiro de 2016, primeiro com o Aquarius, depois com o Ocean Viking.