Europeias 2019

As frases que marcam o primeiro dia da campanha para as europeias

Gonzalo Fuentes

Seleção de frases do primeiro dia da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu:

"Aqueles que, passados cinco anos de mandato, têm para apresentar ao povo português uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma, bem podem vir agora dizer, com dor de cotovelo, que trabalhámos para a estatística ou refugiarem-se em máximas e tiradas da cartilha anticomunista de trazer por casa. Digam o que fizeram, prestem contas ao país e ao povo como nós fazemos todos os dias."

João Ferreira, cabeça de lista do PCP

12-05-2019

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

"Esta semana que passou vimos o PS a fazer cálculos eleitorais, a tentar libertar-se do facto de não ter as mãos livres para andar para trás. Nesta nova fase da vida política nacional, o PS não mudou. O que mudou foi as circunstâncias e relações de forças na Assembleia da República."

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

12-05-2019

RICARDO CASTELO

"Numa possível futura crise assimétrica ter instrumentos de estabilização é essencial para que depois não tenhamos as respostas da direita que tivemos nesta crise, que eu acho que foram erradas porque aprofundaram as desigualdades."

Pedro Marques, cabeça de lista do PS

12-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"O PSD é uma ponte para a moderação e democracia enquanto o PS pode combater o extremismo de direita, mas não combate o extremismo de esquerda. O PS é uma ponte para o extremismo de esquerda."

Rui Rio, presidente do PSD

12-05-2019

TIAGO PETINGA

"O PS segue esta máxima: primeiro a família, depois o PS e só depois Portugal."

Idem, ibidem

TIAGO PETINGA

"Ao contrário do PS e dos seus candidatos às europeias nós não fugimos à rua e não fugimos ao contacto com as populações."

Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD

12-05-2019

TIAGO PETINGA

"Somos europeístas, mas não podemos ser euro ingénuos. É necessário corrigir as deficiências que a crise evidenciou na união monetária, compensar os efeitos assimétricos que o euro tem nas diferentes economias, recuperar os danos sociais e económicos provocados pelo ajustamento, encontrar um novo equilíbrio na gestão dos nossos compromissos que favoreça o crescimento sustentável, a criação de emprego, o controlo do défice e a redução da dívida."

António Costa, secretário-geral do PS

12-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"Nem o secretário-geral socialista nem Frans Timmermans, numa iniciativa do PS, no domingo, se recordaram que o cabeça de lista se chama Pedro Marques, o que faz sentido, porque o cabeça de lista chama-se António Costa."

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS-PP

13-05-2019

ARMENIO BELO

"O primeiro-ministro convidou o país a usar as eleições para fazer uma avaliação do Governo. Pois bem, essa avaliação deve ser feita: deve ser mostrado um cartão amarelo para em outubro ser mostrado um cartão vermelho e mudarmos de Governo."

Luís Montenegro, ex-dirigente do PSD

13-05-2019

TIAGO PETINGA

"Paulo Rangel tem sido um especialista em maledicência e tem talvez um problema com a verdade. Ando literalmente há três meses na rua a falar com pessoas em todo o país."

Pedro Marques

13-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"Acho que nós devíamos estar a discutir política. Por muito que não seja tão engraçadinho discutir política como fazer essas trocas de mensagens e essas acusações pessoais, não é através de ataques pessoais que nós vamos conseguir esclarecer seja o que for prestar contas em relação seja a que for."

Marisa Matias, cabeça de lista do BE

13-05-2019

ESTELA SILVA

"Melinho das feiras? Não, não me importo que me chamem] , pelo contrário. Mas o original [Paulo Portas] é o melhor."

Nuno Melo

13-05-2019

Miguel Pereira da Silva

"Há aí quem esteja neste momento muito atarefado a tentar mostrar diferenças, a encenar divergências e vale tudo: desde se os candidatos são mais ou menos engraçados, se aparecem mais ou menos os candidatos de uns ou outros, se as direções partidárias dão mais importância a uns ou outros. Vale tudo para esconder o essencial."

João Ferreira

13-05-2019

Lusa

TIAGO PETINGA

  • Minutos salva-vidas
    20:48