Europeias 2019

As frases do segundo dia da campanha às europeias

Uma seleção de frases do segundo dia da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.

"Só Paulo Rangel passa o tempo a dizer mal de tudo. Peço ao PSD e ao CDS-PP um pouco mais de elevação nesta campanha. Apresentem lá umas propostas concretas para a Europa."

Pedro Marques, cabeça de lista do PS

13-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"Eu diria que nós estamos de facto numa campanha picadinha, já está lançada. (...) Todo o ser humano tem direito à irritação e Pedro Marques também."

Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD

13-05-2019

TIAGO PETINGA

"Nós não queremos uma Europa 'offshore', não queremos uma Europa em que o dinheiro só tem direitos e não tem deveres e as pessoas só têm deveres e não têm direitos."

Marisa Matias, cabeça de lista do BE

13-05-2019

LUÍS FORRA

"Veja-se esse escândalo do Berardo e da sua desfaçatez, que mais não é do que a ponta do icebergue que esconde esse problema maior que mina a sociedade portuguesa e tem origem na promiscuidade entre poder político e poder económico, com o que significa de lastro para a corrupção e justificação para drenar milhares de milhões para a banca e seus negócios obscuros."

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

13-05-2019

"Nós não queremos mais 'Berardos' em Portugal. (...) É que Berardo não caiu do céu, Joe Berardo não é uma invenção de si próprio. É uma invenção de uma conjuntura político-económica em que havia um governo que queria controlar a banca e o usou a ele."

Paulo Rangel

13-05-2019

JOÃO PORFIRIO/POOL

"Se nada for feito, infelizmente, o caminho poderá ser esse [o das dificuldades ou crise] e não tem a ver com o Diabo. Por alguma razão o dr. António Costa agora quer ir embora e sonha com um destino algures próximo de Bruxelas. Por alguma razão será."

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS-PP

13-05-2019

ANTONIO JOSE

"Para o PCP e a CDU, a nossa intervenção decisiva naquela noite eleitoral correspondia a um objetivo central: quando um país está pior, o seu povo nunca está melhor, quando o povo está pior, o país não está melhor. Tivemos de vencer resistências e até o baixar de braços do PS, com o Bloco [de Esquerda] a comemorar o bom resultado que teve. A CDU colocou, nessa noite, esta ideia de que era possível uma solução de Governo minoritário do PS."

Jerónimo de Sousa

13-05-2019

"Sou candidato ao Parlamento Europeu, quero esclarecer as pessoas e obter uma grande vitória eleitoral para o meu partido. O resto é ruído próprio de campanha e não vale mais do que isso."

Pedro Marques

14-05-2019

"Os portugueses não querem saber se o SIRESP é público ou é privado, querem é que preste um bom serviço aos cidadãos."

Paulo Rangel

14-05-2019

"Aquilo que precisamos não são planos de investimento que nos põem a aumentar a dívida, mas não promovem um investimento que seja igual e redistributivo no quadro do país. Precisamos é de políticas de coesão a sério e não de cortes nos fundos de coesão, precisamos de investimentos que ponderem e que avaliem sempre o seu impacto nas alterações climáticas e precisamos de isentar aquilo que é comparticipação nacional do cálculo do défice quando estamos a falar de investimentos desta natureza."

Marisa Matias

14-05-2019

"Temos visto que o PS, agora no final deste mandato, em matérias em que parecia sólido, tem vindo a recuar."

Catarina Martins, coordenadora do BE

14-05-2019

"Pelo quadro legislativo [de Portugal], os jovens de 16 anos já podem pagar à Segurança Social, já podem trabalhar, já podem, com o consentimento dos pais, casar, já podem interromper voluntariamente a gravidez. Portanto, já há uma série de garantias que o Estado dá e deveres que assume perante estes jovens, mas achamos estranho que não se possam alargar ao direito de sufrágio, que é o direito de escolher os seus representantes."

Francisco Guerreiro, cabeça de lista do PAN

14-05-2019

"Fizeram mais os três eleitos da CDU [no Parlamento Europeu] do que todos os outros 18 deputados portugueses todos juntos."

João Ferreira, cabeça de lista da CDU

14-05-2019


JOSE SENA GOULAO

"Já lá vão quase 14 horas, cá estamos à espera da resposta e a desafiar o primeiro-ministro para, mais uma vez, resolver um problema que ele próprio ajudou a criar."

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, sobre o SIRESP

14-05-2019

"Eu não coloco o Benfica acima do país, nem coloco o futebol acima do país. Eu cumpro os meus compromissos, assumo as minhas responsabilidades. (...) Se acham que tomei uma decisão errada, amanhã dou o lugar a outro."

André Ventura, cabeça de lista da coligação Basta, sobre o facto de ter faltado na segunda-feira a um debate com candidatos ao Parlamento Europeu, transmitido na RTP3, para participar num programa da CMTV onde é habitual comentador

  • Um minuto de campanha
    1:02