Europeias 2019

Veja aqui como é o boletim de voto e como votar

Veja aqui como é o boletim de voto e como votar
JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

Como e onde votar a 26 de maio.

O boletim de voto para as eleições europeias 2019 publicado no site da Comissão Nacional de Eleições (CNE):

A ordem dos partidos nos boletins de votos das eleições europeias, a 26 de maio, foi sorteada no Tribunal Constitucional a 16 de abril último.

Como votar a 26 de maio

Para saber onde votar, pode consultar a sua junta de freguesia, o portal do Ministério da Adminitração Interna ou envie uma SMS - gratuita - para 3838, escrevendo a mensagem:

RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento (ordenada por ano, mês e dia AAAAMMDD)

Exemplo: RE 1234567 19820803

Pessoas cegas podem votar nas europeias através de voto em braille

As pessoas cegas poder votar nas eleições europeias de forma autónoma, segura e secreta através dos boletins em braille disponíveis em todas as mesas de voto.

A secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência explicou que quando a pessoa cega se dirigir à sua mesa de voto, ser-lhe-á entregue uma matriz que já tem um boletim de voto no interior, e graças à qual a pessoa consegue identificar os partidos e assinalar a cruz num quadrado recortado, sendo que cada partido corresponde a um número.

Antes de votar é entregue uma folha explicativa onde é feita a correspondência entre o número da candidatura e o respetivo partido para que depois a pessoa identifique facilmente na matriz o número que quer assinalar.

"Uma vez feito o voto, a pessoa tira o boletim do interior da matriz, dobra-o em quatro. Tem uma linha guia colocada na parte branca para saber que é aquela parte que tem de ficar para fora no momento que dobrar o voto em quatro", explicou Ana Sofia Antunes.

Voto eletrónico

No caso do voto eletrónico, a máquina funciona de forma tátil, através de um sistema de voz e com recurso a auriculares. Está ligada a uma impressora que, no final do processo, imprime o voto em papel para depois ser colocado na urna.

ANTÓNIO CARRAPATO / LUSA

Não sabe em quem votar? Uma "bússola eleitoral" dá uma ajuda

Compare a suas preferências políticas com as posições dos principais partidos que concorrem às eleições europeias através desta aplicação desenvolvida pelo Instituto Universitário Europeu e pela Universidade de Lucerna.

Com 20 questões, que vão de questões sociais a económicas, a aplicação euandi2019 ajuda-o a identificar qual é o partido que está mais perto das suas convicções políticas.

Transporte "alternativo" para ir votar

A empresa de trotinetas elétricas Lime oferece as viagens para as assembleias de voto no dia de eleições na maior parte dos países das UE a 26 de maio.

Quiz: Acha que conhece a União Europeia?

Pode testar o que sabe sobre a UE neste este questionário elaborado pelo gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Há dois níveis: um para principiantes e outro, caso se sinta confiante, para peritos.

Últimas Notícias
Mais Vistos