Europeias 2019

Veja aqui como é o boletim de voto e como votar

JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

Como e onde votar a 26 de maio.

O boletim de voto para as eleições europeias 2019 publicado no site da Comissão Nacional de Eleições (CNE):

A ordem dos partidos nos boletins de votos das eleições europeias, a 26 de maio, foi sorteada no Tribunal Constitucional a 16 de abril último.

Como votar a 26 de maio

Para saber onde votar, pode consultar a sua junta de freguesia, o portal do Ministério da Adminitração Interna ou envie uma SMS - gratuita - para 3838, escrevendo a mensagem:

RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento (ordenada por ano, mês e dia AAAAMMDD)

Exemplo: RE 1234567 19820803

Pessoas cegas podem votar nas europeias através de voto em braille

As pessoas cegas poder votar nas eleições europeias de forma autónoma, segura e secreta através dos boletins em braille disponíveis em todas as mesas de voto.

Matriz de braile para sobrepor ao boletim de voto

Matriz de braile para sobrepor ao boletim de voto

NUNO FOX / LUSA

A secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência explicou que quando a pessoa cega se dirigir à sua mesa de voto, ser-lhe-á entregue uma matriz que já tem um boletim de voto no interior, e graças à qual a pessoa consegue identificar os partidos e assinalar a cruz num quadrado recortado, sendo que cada partido corresponde a um número.

Antes de votar é entregue uma folha explicativa onde é feita a correspondência entre o número da candidatura e o respetivo partido para que depois a pessoa identifique facilmente na matriz o número que quer assinalar.

"Uma vez feito o voto, a pessoa tira o boletim do interior da matriz, dobra-o em quatro. Tem uma linha guia colocada na parte branca para saber que é aquela parte que tem de ficar para fora no momento que dobrar o voto em quatro", explicou Ana Sofia Antunes.

Voto eletrónico

No caso do voto eletrónico, a máquina funciona de forma tátil, através de um sistema de voz e com recurso a auriculares. Está ligada a uma impressora que, no final do processo, imprime o voto em papel para depois ser colocado na urna.

ANTÓNIO CARRAPATO / LUSA

Não sabe em quem votar? Uma "bússola eleitoral" dá uma ajuda

Compare a suas preferências políticas com as posições dos principais partidos que concorrem às eleições europeias através desta aplicação desenvolvida pelo Instituto Universitário Europeu e pela Universidade de Lucerna.

Com 20 questões, que vão de questões sociais a económicas, a aplicação euandi2019 ajuda-o a identificar qual é o partido que está mais perto das suas convicções políticas.

Transporte "alternativo" para ir votar

A empresa de trotinetas elétricas Lime oferece as viagens para as assembleias de voto no dia de eleições na maior parte dos países das UE a 26 de maio.

Quiz: Acha que conhece a União Europeia?

Pode testar o que sabe sobre a UE neste este questionário elaborado pelo gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Há dois níveis: um para principiantes e outro, caso se sinta confiante, para peritos.

  • "Vamos a Jogo Especial - Milagre de Jesus"
    2:23
  • Os 72 golos da 6.ª jornada da Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    Estão todos aqui. Os melhores momentos de mais uma quinta-feira repleta de futebol por essa Europa fora.

    SIC Notícias