Europeias 2019

Espanhóis vão as urnas para três escrutínios, participação é elevada

Enviado SIC

Espanhóis vão as urnas para três escrutínios, participação é elevada

A afluência às urnas nas eleições em Espanha foi de 34,71% até às 14:00 (13:00 em Lisboa). O enviado da SIC a Madrid João Tiago faz o ponto da situação.

A afluência às urnas nas eleições europeias em Espanha, até às 14:00 (13:00 em Lisboa), foi de 34,71%, 10 pontos percentuais acima da de 2014, explicado pelo efeito de "arrasto", por se realizarem ao mesmo tempo das municipais e regionais.

Por outro lado, e também segundo os dados fornecidos pelo Ministério espanhol do Interior (Administração Interna), a taxa de participação nas eleições municipais é, até à mesma hora, de 35,20%, um pouco mais do que a taxa da última consulta, realizada em 2015.

O secretário de Estado da Comunicação do Governo espanhol, Miguel Ángel Oliver, sublinhou, quando apresentou estes dados, que o aumento da participação nas europeias estava a ser influenciado pela sua realização ao mesmo tempo das municipais.

As eleições europeias de hoje realizam-se a par das municipais em todo território espanhol, tendo ainda lugar consultas para os parlamentos regionais em 12 das 17 comunidades autónomas espanholas -- ficam de fora Galiza, País Basco, Catalunha, Andaluzia e comunidade Valenciana.

Mais de 37 milhões de eleitores são chamados a eleger os 54 deputados espanhóis ao Parlamento Europeu, numa votação em que cerca de 400 milhões de cidadãos dos 28 países da União Europeia vão eleger um total de 751 eurodeputados.