Eleições no Brasil

Lula da Silva diz que Brasil "não pode ter um Presidente que despreze a democracia"

Marcos Brindicci/Getty Images
Marcos Brindicci/Getty Images
O ex-presidente do Brasil afirmou que Bolsonaro não tem o direito de duvidar do sistema eleitoral.

Lula da Silva disse esta terça-feira que o Brasil "não pode ter um Presidente que despreze a democracia", referindo-se a Bolsonaro.

Como podemos continuar com um Presidente que despreza cartas para a democracia feitas por empresários e intelectuais?

O ex-presidente do Brasil afirmou que Bolsonaro não tem o direito de duvidar do sistema eleitoral, porque ele foi eleito com as urnas eletrónicas, usadas no Brasil desde 1996.

Os manifestos pela democracia e em defesa das urnas eletrónicas multiplicaram-se nas últimas semanas nas mais diversas áreas da sociedade e muitos serão lidos em dezenas de eventos públicos agendados para quinta-feira.

Líder de uma ampla frente progressista que pretende retirar do poder a extrema-direita liderada por Bolsonaro, o ex-presidente afirmou que tudo isso prova que "a sociedade está politicamente desgastada e cansada desse clima de irritação" e "das mentiras desse Governo".

Lula da Silva, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, assegurou que o país "passa por uma crise quase sem precedentes" e deve discutir a situação de fome em que se encontram 33 milhões de pessoas e não a fiabilidade de um sistema eleitoral que provou a sua transparência ao longo de mais de duas décadas.

O candidato também criticou a redução do investimento público em ciência e educação desde que Bolsonaro chegou ao poder em janeiro de 2019.

Não se pode falar de futuro sem investir na geração de conhecimento

De acordo com todas as sondagens, as eleições de outubro serão umas das mais polarizadas da história brasileira, e Lula da Silva lidera com intenção de votos com apoio de perto de 45% dos eleitores face aos 30% que Bolsonaro obteria.

Para Lula da Silva, esta divisão do eleitorado entre dois candidatos não deve preocupar os brasileiros.

Na história da humanidade não há terceiros caminhos. Deus e o diabo sempre se polarizaram

Últimas Notícias
Mais Vistos