Eleições nos EUA

Eleições nos EUA. Bolsonaro espera que Trump seja reeleito

Bolsonaro esteve com Donald Trump há seis dias

Tom Brenner

"Minha preferência é clara e isso não é uma interferência."

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reiterou esta quarta-feira o seu desejo pessoal de que o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, seja reeleito, frisando que isso não implica "interferência" no processo eleitoral norte-americano.

"Minha preferência é clara e isso não é uma interferência. Tenho um bom relacionamento político com Trump e espero que ele seja reeleito", disse Bolsonaro, numa breve conversa com alguns apoiantes fora da sua residência oficial, o Palácio da Alvorada.

Jair Bolsonaro evitou comentar essa situação e apenas declarou que "o Brasil continuará sendo o Brasil" e manterá sua tradição de "não ingerência" nos processos internos de outros países.

Nesse contexto, reiterou as suas críticas a Biden, que tem questionado as políticas agressivas de Bolsonaro para o meio ambiente e em particular para a região amazónica.

"O candidato democrata, duas vezes, falou sobre a Amazónia. É isso que eles querem para o Brasil? Porque aí sim é interferência de fora para dentro", acusou Bolsonaro.

O Presidente brasileiro insistiu que "nenhum dos governos anteriores" no Brasil teve uma relação da "qualidade" como tem com Trump e garantiu que "há pessoas que se incomodam com isso".

ACOMPANHE AO MINUTO OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS

O resultado das eleições presidenciais norte-americanas está dependente de cinco estados, que já alertaram que precisam de mais horas, e até de dias, para contar os votos por correspondência que chegaram em números históricos devido à pandemia de covid-19.

Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia e Nevada são os cinco estados norte-americanos (entre um total de 50) que concentram agora todas as atenções, um dia depois das eleições presidenciais.

Devido ao seu peso no Colégio Eleitoral, estes cinco estados podem decidir quem será o vencedor da 59.ª eleição norte-americana, entre Trump e Biden.