Eleições nos EUA

Merkel felicita Joe Biden e deseja colaboração "próxima" e "baseada na confiança"

Axel Schmidt

Angela Merkel congratulou também a vice-presidente eleita, Kamala Harris, e expressou a sua "confiança" num relacionamento frutífero.

A chanceler alemã, Angela Merkel, telefonou esta terça-feira a Joe Biden para o felicitar pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e expressou o "desejo de uma colaboração estreita e baseada na confiança", segundo o Governo de Berlim.

A chanceler alemã e "o Presidente eleito dos Estados Unidos concordaram que a colaboração transatlântica é de grande importância, dados os vários desafios globais", relatou o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, em comunicado.

No telefonema, Merkel congratulou também a vice-presidente eleita, Kamala Harris, e expressou a sua "confiança" num relacionamento frutífero.

Na segunda-feira, a líder do Governo alemão fez uma declaração institucional na qual tinha já congratulado Joe Biden e Harris, ao mesmo tempo que expressava a sua convicção de que os EUA e a União Europeia "devem estar juntos" na luta contra a covid-19 e o aquecimento global.

"Os EUA e a Alemanha, como parte da União Europeia, devem estar juntos para superar os grandes desafios do nosso tempo", apontou em comunicado, citando o aquecimento global e as suas consequências, assim como o combate ao terrorismo, entre esses desafios.

A chanceler, que em nenhum momento mencionou Trump, referiu-se também aos "valores fundamentais" que os EUA e a Europa compartilham, como o indivíduo, a democracia e a liberdade.

Merkel, que vai conhecer o quarto Presidente dos EUA desde que chegou à chefia do governo alemão, em 2005, tem mantido relações tensas com o atual Presidente, Donald Trump, que fez da Alemanha um bode expiatório em questões económicas e de defesa.

O Presidente francês também falou com Biden a quem disse que espera colaborar em grandes questões internacionais, segundo o Eliseu.

"O Chefe de Estado felicitou Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris e assegurou-lhes a sua vontade de trabalhar juntos em questões contemporâneas: clima, saúde, luta contra o terrorismo e defesa dos direitos fundamentais", relatou a presidência.

  • O primeiro dia de Web Summit 

    Web Summit

    Acompanhe aqui as palestras do palco principal. Neste primeiro dia, passam pelo palco nomes como Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, o primeiro-ministro António Costa, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ou a atriz Gwyneth Paltrow.

    Em Direto

    SIC Notícias