Eleições nos EUA

A primeira declaração após a derrota eleitoral: "Só o tempo o dirá" 

Pequeno comentário sobre o futuro dos EUA foi feito entre declarações sobre a gestão da pandemia. 

A primeira declaração oficial depois da derrota nas eleições foi dedicada à Operação "Warp Speed", uma parceria para acelerar a busca pela vacina contra a covid-19.

Trump garantia que sob a sua presidência não haverá um confinamento, e aproveitou as declarações para - dependendo da leitura - insistir na ideia de que poderá manter-se como presidente ou admitir pela 1ª vez que a próxima Administração na Casa Branca poderá não ser a sua.

"Aconteça o que acontecer no futuro, sabe-se lá que Administração será - só o tempo o dirá - mas posso dizer-vos que esta Administração não vai impor confinamento", afirmou no Rose Garden, na Casa Branca.

Momentos antes, a CNN confirmava a vitória de Joe Biden nos estados habitualmente republicanos da Geórgia e do Arizona, que permitem totalizar 306 votos no colégio eleitoral. A confirmar-se, Joe Biden vence Trump com os mesmos números com que o atual presidente derrotou Hillary Clinton em 2016.

  • Um Presidente sem tempo a perder

    Opinião

    Donald Trump foi o pior Presidente dos EUA em 90 anos. Joe Biden tem o maior desafio do último século americano - mas está, nestes primeiros dias, a mostrar que pode estar à altura do que a maioria clara lhe pede.

    Germano Almeida