UEFA Euro 2020

O título mundial da Alemanha em 2014 começou nos pés de Sérgio Conceição

Exclusivo SIC

Nuno Luz

Nuno Luz

Jornalista

Pedro Carpinteiro

Pedro Carpinteiro

Repórter de Imagem

Ricardo Tenreiro

Ricardo Tenreiro

Editor de Imagem

Philipp Lahm em entrevista exclusiva à SIC.

Roterdão, 20 de junho de 2000. Sérgio Conceição marcava três golos à Alemanha e colocava os germânicos fora do Euro na fase de Grupos. A Federação decidiu de imediato que aquela seleção com uma média de idade de 31 anos e meio tinha chegado ao final.

Com o Mundial de futebol a jogar-se dali a seis anos na Alemanha, a Federação criou um projecto para ter uma seleção vencedora, criando um modelo de jogo pretendido e o perfil de jogador para a equipa nacional.

Técnicos percorreram o pais durante algum tempo dando formação a treinadores e dizendo aos jovens jogadores alemães que eles poderiam ser a nova geração de ouro do futebol germânica. Os resultados surgiram. No Mundial de 2006 ficaram em 3º lugar, no Euro 2008 perderam a final, em 2010 no Mundial da África do Sul voltaram a conquistar a 3ª posição, em 2012 no Euro atingiram as meias finais e no Mundial do Brasil conquistaram o título.

O capitão dessa geração Philipp Lahm em entrevista exclusiva à SIC fala de como foi construida esta geração, de Portugal e da actual seleção da Alemanha que passa outra vez por uma renovação

ESPECIAL UEFA EURO 2020