Extremos

Mussolini: o pai dos populistas

ASSOCIATED PRESS

Maria Rodrigues

Maria Rodrigues

Aluna da Nova FCSH

Rita Murtinho

Rita Murtinho

ALUNA DA NOVA FCSH

Antonio Scurati descreve Mussolini como "o primeiro líder populista da História". O líder fascista "é sem dúvida um ditador, mas foi também o ideólogo da tipologia de liderança populista que ainda hoje domina a cena política", conta o professor e investigador italiano à equipa Extremos

Antonio Scurati, professor e investigador na Universidade de Bérgamo, em Itália, lançou em 2018, o seu mais recente livro, "M - O Filho do Século". Traduzido em 2020 para português, o romance documental explora a vida de Benito Mussolini - o "primeiro líder populista" - e a ascensão do fascismo. Antonio Scurati descreve à equipa dos Extremos a forma como Mussolini resiste nas lideranças da extrema-direita europeia.

Segundo Antonio Scurati, o fascismo assume hoje uma nova identidade, sob a forma de populismo. Ao vestir-se de sistema, o fascismo penetra silenciosamente na democracia. Mas o escritor italiano alerta: "O perigo não está no futuro. Já existe no agora".

VEJA TAMBÉM:

ACOMPANHE O ESPECIAL EXTREMOS

É um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.

  • 1:16