Extremos

Serão os partidos da extrema-direita europeia herdeiros fiéis dos ideais fascistas do século XX?

Pedro Coelho

Pedro Coelho

Jornalista Grande Reportagem SIC

No regresso da série de Grandes Reportagens "A Grande Ilusão" viajamos pela herança dos partidos de extrema-direita europeia. Detalhamos a forma como André Ventura se apropria do discurso de Salazar. Detalhamos, igualmente, a influência que Benito Mussolini, o fundador do fascismo, tem em Matteo Salvini. E ficamos a conhecer as marcas de Franco em Santiago Abascal."O esqueleto saiu do armário" para ver esta quinta-feira no Jornal da Noite.

Serão os partidos da extrema-direita europeia herdeiros fiéis dos ideais fascistas dos anos 20 e 30 do século passado? Estará André Ventura amarrado ao pensamento de Salazar? Será Matteo Salvini o sucessor direto de Benito Mussolini? E que sinais de Francisco Franco vamos encontrar no pensamento político de Santiago Abascal?

A resposta a estas perguntas não pode deixar de ter em conta o fosso de um século entre o fascismo e a extrema-direita europeia. Como afirma António Scurati, um escritor - filósofo italiano, que entrevistámos para esta reportagem, os líderes populistas da extrema-direita europeia “já não usam a violência, nem o bastão” de Mussolini, mas seguem a mesma praxis política, “servindo-se da democracia para perverterem os valores que a enformam”.

O tempo e o modo são outros, mas as marcas do fascismo estão vivas. E neste episódio identificamo-las, uma a uma.

Numa viagem ao passado passamos pela cidade berço de Mussolini, Predappio, e pela aldeia onde nasceu Salazar, Vimieiro, Santa Comba Dão. Fomos, igualmente, ao País Basco conhecer a terra natal de Santiago Abascal. O líder do VOX, defensor da grande Espanha, nasceu num dos territórios mais independentistas de Espanha.

Estivemos com Abascal no País Basco e em Madrid, com Matteo Salvini em Itália, com Marine Le Pen em França e estamos a percorrer os passos de André Ventura desde fevereiro de 2020.

“O esqueleto saiu do armário” é a terceira estação de um longo percurso que só terminará a 14 de abril.

Na SIC Notícias online pode consultar o projeto Extremos com conteúdos complementares à série Grande Ilusão.

Reportagens de Pedro Coelho e José Silva (imagem); edição de imagem de Andrés Gutierrez; grafismo de Marta Coelho; produção de Diana Matias com alunos da NOVA FCSH; coordenação Amélia Moura Ramos; direção Ricardo Costa e Marta B. dos Reis.

Projeto financiado pela Bolsa de Jornalismo de Investigação atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. O trabalho é igualmente fruto de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH.

VEJA TAMBÉM:

ACOMPANHE O ESPECIAL EXTREMOS