Extremos

"Há dados novos sobre o Chega e a relação que manteve durante um bom período com um milionário"

Hoje no Jornal da Noite

"Cifrões e outros demónio, 2ª edição" é o quinto e último episódio da Grande Reportagem "A Grande Ilusão".

O último episódio da série "A Grande Ilusão" regressa ao tema tratado na segunda reportagem, "por isso é que tem como título 'Cifrões e outros demónio - 2º edição'".

Este episódio é uma continuação "dessa área mais cinzenta dos partidos de extrema-direita europeus, que é exatamente o lugar onde vão buscar dinheiro e a forma como se financiam".

O sucesso destas lideranças está intimamente relacionado com a capacidade de, cada uma, encontrar financiamentos que alimentem as poderosas e eficazes máquinas de propaganda.

Através de investigações feitas por jornalistas franceses e italianos, chega-se à Rússia, lugar de origem de muito do dinheiro que tem alimentado a União Nacional, de Marine Le Pen, e a Lega de Matteo Salvini. Em Espanha, o El País revelou as ligações entre o VOX e uma organização que já esteve na lista dos grupos terroristas.

Em Portugal, este episódio regressa ao milionário português, de passado obscuro, César do Paço. Desvenda a forma como César do Paço tentou influenciar o Governo cabo-verdiano e o CDS Madeira e, detalhando esse modus operandi, alimenta a dúvida sobre a relação que o empresário manteve com o Chega, de André Ventura.

"Cifrões e outros demónio, 2ª edição" para ver esta quarta-feira no Jornal da Noite.

Veja também:

ACOMPANHE O ESPECIAL EXTREMOS

É um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.

  • Quem és tu, César?

    Extremos

    Quando a investigação da SIC percebeu que a vida publicada de César do Paço poderia ser fruto da imaginação do protagonista, fizemos alguns esforços para conhecer a verdadeira face do empresário. O essencial dessas descobertas será revelado na Grande Reportagem "Cifrões e outros demónios, 2ª edição", último episódio da série "A Grande Ilusão", mas o detalhe dos dois doutoramentos revelamo-lo já aqui.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão