Ficou para a História

Ficou para a História

Alguns dos principais acontecimentos registados no dia 4 de junho, Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão.

1916

- Grande Guerra de 1914-18. Primeiro ataque alemão ao setor defendido pela primeira brigada portuguesa.

1930

- É criada a Universidade Técnica de Lisboa, integrando o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Agronomia, a Escola Superior de Medicina Veterinária e o Instituto Superior de Comércio.

1942

- II Guerra Mundial. Começa a Batalha de Midway, no Pacífico. Os destroços do navio norte-americano U.S.S. Yorktown no fundo do Pacífico depois de afundado por torpedos japoneses na batalha de Midway.

© STR New / Reuters

1958

- Campanha eleitoral de Humberto Delgado. Comício no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, com forte apoio popular ao candidato da oposição democrática.

1978

- Morre, com 58 anos, o escritor, tradutor e pedagogo Jorge de Sena, autor de "O Físico Prodigioso", "Sinais de Fogo" e "No Reino da Estupidez".

1983

- Mário Soares e Carlos Mota Pinto assinam o acordo para o Governo do "Bloco Central".

1989

- Repressão militar do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, em Pequim. Centenas de pessoas morrem e milhares de outras são presas ou exilam-se.

Stringer .

1989

- O Presidente iraniano Ali Khameini é escolhido para suceder a Ayatollah Khomeini.

1991

- O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é aprovado a Assembleia da República.

1998


- Terry Nichols é condenado a prisão perpétua pela participação no atentado de Oklahoma de 1995, que causou 168 mortos.

© Str Old / Reuters

2003


- Ratificação do Roteiro de Paz para o Médio Oriente. Na foto ao centro, o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana Mahmud Abbas.

© Reuters Photographer / Reuter

2008

- O senador Barack Obama anuncia ter conseguido o apoio suficiente para a sua nomeação como candidato democrata à eleição presidencial de novembro.

© Steve Marcus / Reuters

2012

- A troika aprova a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros, depois de considerar a quarta revisão do programa de assistência a Portugal positiva.

REUTERS

2016


- Morre, com 74 anos, Muhammad Ali, lendário ex-campeão mundial de boxe, na categoria de pesos pesados.

2017

- A debandada de adeptos provocada por um falso alarme durante a final da Liga dos Campeões, em Turim, Itália, provoca pelo menos mil feridos.

  • As homenagens a Muhammad Ali
    1:13

    Desporto

    Continuam, por todo o mundo, as homenagens a Muhammad Ali. A lenda do pugilismo tinha 74 anos e morreu na madrugada de sexta-feira, devido a uma infecção respiratória.

  • Menino de 7 anos em coma após debandada em Turim
    1:39

    Desporto

    Cerca de 1.500 pessoas ficaram feridas este sábado em Turim, quando assistiam numa praça da cidade à final da Liga dos Campeões. O rebentamento de um petardo fez os adeptos da Juventus pensarem que se tratava de um atentado. Há oito feridos em estado grave, um deles, um menino de 7 anos, que está em coma.

  • O 12.º episódio do "Polígrafo SIC"
    21:36