Ficou para a História

Ficou para a História

Principais acontecimentos registados no dia 17 de junho, Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca.

1972

Detidos cinco homens na sede nacional do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington, EUA. É o primeiro passo no Caso Watergate, que culminará com a demissão de Richard Nixon, em 1974.

© Reuters Photographer / Reuter

1991

O Governo sul-africano elimina a última lei do apartheid, que vigorou no país durante quatro décadas. Na foto, Nelson Mandela, símbola da luta contra o apartheid, em 1990.

Greg English

1992

É atribuído o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores ao romance de José Saramago "Evangelho Segundo Jesus Cristo".

ESTELA SILVA

2013

A ensaísta norte-americana Susan Sontag recebe o Prémio da Paz, atribuído na Alemanha.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

2006

Portugal qualifica-se para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, ao derrotar o Irão por 2-0.

© Ruben Sprich / Reuters

2007

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas (esq.), dá posse ao novo governo de emergência chefiado pelo economista independente Salam Fayyad e ilegaliza o Hamas e o seu braço armado, as Brigadas Ezzedine Al-Qassam.

© Oleg Popov / Reuters

2012

O ciclista português Rui Costa (Movistar) vence a Volta à Suíça em bicicleta, depois de ter conseguido manter a curta vantagem de 14 segundos sobre o luxemburguês Frank Schleck para a nona e última etapa.

© Denis Balibouse / Reuters

2017

Dois grandes incêndios deflagram na região Centro e provocam 64 mortos e mais de 200 feridos. Estes incêndios, que deflagram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consomem cerca de 50 mil hectares de floresta.