Ficou para a História

Ficou para a História

Principais acontecimentos registados no dia 17 de março, Dia de São Patrício.

1938

- Nasce Rudolf Nureyev, que viria a ser um ícone da dança na segunda metade do séc XX.

Suzanne Vlamis/ AP

1942

- É lançado à água o primeiro petroleiro português, o São Brás, o maior navio construído no país.

- Holocausto. Começa a deportação dos judeus de Lubliana, para o campo de extermínio de Belzec.

Cerimónia de homenagem às vítimas do regime nazi, por ocasião da inauguração de um memorial no campo de Belzec, na Polónia, em 2004.

Cerimónia de homenagem às vítimas do regime nazi, por ocasião da inauguração de um memorial no campo de Belzec, na Polónia, em 2004.

CZAREK SOKOLOWSKI/ AP

1945

- Nasce Elis Regina, em Porto Alegre, no Brasil. A célebre cantora brasileira morreu com apenas 37 anos, devido a um problema cardíaco.

AP

1978

- Alberto João Jardim assume a presidência do Governo da Região Autónoma da Madeira.

Joana Sousa/ AP

1996

- Reeleição de Mugabe com 92,7 por cento dos votos, resultado contestado pela oposição.

SARAH-JANE POOLE/ AP

2003

- O Presidente norte-americano George W. Bush ameaça o Iraque de guerra se Saddam Hussein e os filhos não deixarem o país em 48 horas.

J. SCOTT APPLEWHITE/AP

2008

- O ministro da Defesa da Albânia, Fatmir Mediu, demite-se na sequência da explosão de um depósito de munições, perto de Tirana, que provocou pelo menos 15 mortos e 300 feridos

- Os confrontos na cidade de Kosovska Mitrovica, norte do Kosovo, entre nacionalistas sérvios e forças internacionais, fazem pelo menos 140 feridos, dos quais 27 polícias polacos da MINUK e 20 soldados franceses da KFOR.

2011

- Líbia: Resolução das Nações Unidas que autoriza a NATO a bombardear as forças leais a Kadhafi.

AP

2014

- O Parlamento da Crimeia aprova uma resolução a declarar-se independente da Ucrânia e pede oficialmente a anexação da península à Rússia.

- No Brasil, a operação Lava Jato é iniciada pela Polícia Federal. Dezassete pessoas são presas, incluindo Alberto Youssef, "doleiro" (pessoa que faz de forma ilegal o câmbio de dinheiro) suspeito de comandar o esquema.

- O tenista João Sousa sobe ao 42.º lugar do "ranking" mundial, o melhor de sempre de um português, no culminar de uma semana em que passou à segunda ronda do torneio norte-americano de Indian Wells.

Darron Cummings/ AP