Ficou para a História

Reino Unido e França declaram guerra à Alemanha. O que ficou para a História a 3 de setembro

Principais acontecimentos registados no dia 3 de setembro.

1759

Abolição da Companhia de Jesus pelo Marquês de Pombal. Os jesuítas são expulsos do país.

1939

II Guerra Mundial. O Reino Unido e a França declaram guerra à Alemanha, dois dias depois da invasão da Polónia pelas forças nazis.

AP Images

1962

Morre, com 68 anos, o poeta norte-americano E. E. Cummings.

1976

A nave Viking II aterra em Marte, enviando para terra as primeiras fotografias a cor do planeta.

1991

Morre, com 94 anos, o cineasta Frank Capra, realizador de "Peço a Palavra", "Do Céu Caiu Uma Estrela" e "Não o Levarás Contigo".

NICK UT

1999

Resultados do referendo de Timor-Leste. O voto pela independência atinge os 85 por cento. Recomeça a violência no território.

2003

Iraque. Presta juramento o Conselho de Governo iraquiano, o primeiro executivo da era pós-Saddam Hussein.

2004

O resgate dos reféns da escola de Beslan, na Ossétia do Norte, provoca 330 mortos, entre os quais 156 crianças.

SERGEY PONOMAREV

2009

Timor-Leste ratifica o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, juntando-se a Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

2010

É conhecida a sentença do processo Casa Pia. Apenas Gertrudes Nunes, proprietária da casa em Elvas onde ocorreram abusos sexuais de menores, é absolvida das 26 acusações de lenocínio (fomento da prostituição) que lhe eram imputadas. Os restantes arguidos recebem as seguintes penas: Carlos Silvino: 18 anos; Carlos Cruz: 7 anos; Ferreira Diniz: 7 anos; Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses; Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses e Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses. O acórdão é entregue aos advogados a 13 de setembro, dez dias após a leitura.

2017

A Coreia do Norte anuncia ter testado, com sucesso, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

2019

Morre, 74 anos, Peter Lindbergh, fotógrafo alemão conhecido pelo seu trabalho na moda.

Martin Meissner

  • Covid-19. Conselho de Ministros anuncia hoje novas medidas

    Coronavírus

    Portugal regista este sábado um novo máximo de internados em cuidados intensivos. O Conselho de Ministros está reunido e vai decretar "ações imediatas" de controlo da pandemia. O recolher obrigatório é uma das propostas do Governo. Os EUA continuam a ser o país mais afetado pela Covid-19. No Mundo há registo de mais de 45 milhões de infetados e 1,1 milhões de mortes.

    Ao Minuto

    SIC Notícias