Ficou para a História

O dia em que Portugal soube que ia organizar o Euro 2004. O que ficou para a História a 12 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 12 de outubro, Dia Mundial do Doente Reumático e Dia Mundial da Artrite.

1492

Cristóvão Colombo, navegador italiano ao serviço de Espanha, chega à América, convencido de ter atingido terras da Índia.

1910

A partir das Guardas Municipais de Lisboa e do Porto é criada a Guarda Nacional Republicana.

1984

Atentado do IRA à primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, num hotel de Brighton. Morrem quatro pessoas, 34 ficam feridas, Thatcher escapa ilesa.

John Downing

1986

Cimeira de Reikjavik, na Islândia, sobre o controlo de armamento, entre o presidente norte-americano, Ronald Reagan, e o dirigente soviético Mikhail Gorbachov. Termina sem conclusões.

Iceland Monitor/RAX

1987

Morre, aos 68 anos, o escritor britânico Roger Lancelyn Gren, autor de "Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda" e "Robin Hood".

Goodreads

1989

O Papa João Paulo II visita Timor-Leste. João Paulo II está quatro horas na capital timorense, "chamando a atenção internacional para a luta do povo de Timor-Leste" contra o domínio da Indonésia.

Bullit Marquez

1992

É posta à venda, em França, a primeira vacina contra a hepatite A.

1995

António Guterres é indigitado primeiro-ministro e convidado a formar o XIII Governo Constitucional português.

SANTIAGO LYON

1999

UEFA atribuiu a organização do Campeonato da Europa de futebol de 2004 a Portugal.

1999. Eusébio e Gilbert Madail, na altura Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, posam com o troféu do Euro depois de anunciado que Portugal receberá a competição em 2004.

1999. Eusébio e Gilbert Madail, na altura Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, posam com o troféu do Euro depois de anunciado que Portugal receberá a competição em 2004.

EDGAR R.SCHOEPAL

2001

O Prémio Nobel da Paz é atribuído à ONU e ao secretário-geral, Kofi Annan.

DAVID KARP

2003

O piloto alemão Michael Schumacher bate o recorde de cinco títulos do argentino Juan Manuel Fangio, nos anos de 1950, ao conquistar pela sexta vez o título de campeão mundial de Fórmula 1.

SHIZUO KAMBAYASHI

2005

Angela Merkl assume a chancelaria alemã.

HERIBERT PROEPPER

2007

O Nobel da Paz é atribuído ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas.

MARCEL BIERI

2013

Morre, aos 62 anos, Óscar Hijuelos, escritor cubano-norte-americano e o primeiro romancista hispânico que ganhou um Prémio Pulitzer.

Antonio Banderas, à esquerda, e Óscar Hijuelos.

Antonio Banderas, à esquerda, e Óscar Hijuelos.

STEPHEN J. BOITANO

2018

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, demite-se, alegando que o faz para evitar que as Forças Armadas sejam "desgastadas pelo ataque político" de que considera estar a ser alvo por causa do processo de Tancos.

MÁRIO CRUZ