Ficou para a História

Saramago recebe o Prémio Nobel da Literatura. O que ficou para a História a 10 de dezembro

Principais acontecimentos registados no dia 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem - Dia dos Direitos Humanos e Dia Internacional dos Direitos Animais.

1901

Primeira sessão de entrega dos Prémios Nobel. Entre os laureados, Henri Dunant, Nobel da Paz, fundador do Comité Internacional da Cruz Vermelha e promotor da primeira Convenções de Genebra, Emil von Behring, Nobel da Medicina, pela descoberta do tratamento a soro, e Sully Prudhomme, Nobel da Literatura.

BERTIL STILLING

1938

O ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, inaugura as comunicações telefónicas entre a Madeira e o Continente.

FL

1956

É fundado o MPLA - Movimento para a Libertação de Angola

HORST FAAS

1993

Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e Frederik de Klerk, presidente da África do Sul, recebem o Nobel da Paz, em Oslo.

Stringer .

1998

O escritor português José Saramago recebe o Prémio Nobel da Literatura, em Estocolmo.

Andrew Winning

2004

O Presidente da República, Jorge Sampaio, concretiza, em decreto, a dissolução do Parlamento e marca eleições legislativas antecipadas para 20 de fevereiro de 2005.

ARMANDO FRANCA

2007

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais, é pronunciado para julgamento pelo Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, pelos crimes de participação económica em negócio, corrupção e abuso de poder.

Stringer .

2011

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, é eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ao derrotar Carlos Marta no sufrágio para a sucessão de Gilberto Madail. Gomes soma 46 votos, contra 36 do presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Ruben Sprich

2012

Durão Barroso e os presidentes do Conselho, Herman Van Rompuy, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, recebem em Oslo o Prémio Nobel da Paz, atribuído a 12 de outubro à União Europeia.

Suzanne Plunkett