Ficou para a História

EUA declaram guerra ao Iraque. O que ficou para a História a 12 de janeiro

"A guerra começou".

© Greg Bos / Reuters

Principais acontecimentos registados no dia 12 de janeiro.

1665

- Morre, com 63 anos, o matemático e cientista francês Pierre de Fermat, que estabeleceu os princípios do cálculo diferencial e do cálculo de probabilidades.

1932

- É eleita Hattie W. Caraway, a primeira mulher a entrar no Senado dos EUA.

AP

1959

- O general Humberto Delgado, candidato da oposição democrática às presidenciais de 1958, pede asilo político na Embaixada do Brasil, em Lisboa.

1969

- É lançado, nos Estados Unidos, o álbum de estreia dos Led Zeppelin, banda britânica de rock. O álbum intitulado Led Zeppelin foi gravado em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres.

1970

- Rendição dos separatistas do Biafra, pondo fim à guerra civil nigeriana que se prolongava há 32 meses.

1972

- Guerra Colonial. O MPLA estende a luta armada ao distrito de Cunene.

1976

- Morre a escritora britânica Agatha Christie, criadora do inspetor Hercule Poirot e de Miss Marple. Tinha 85 anos.

Agatha Christie

Agatha Christie

AP

1980

- Morre o maestro e compositor português Frederico de Freitas, aos 77 anos.

1988

- O Governo autónomo basco e os seis partidos regionais - exceto o Batasuna, braço político da ETA - assinam a carta contra a violência da organização terrorista.

1990

- A Frente de Salvação Nacional da Roménia ilegaliza o Partido Comunista.

- Morre o escritor e biólogo Orlando Mendes, presidente da Associação dos Escritores Moçambicanos. Tinha 73 anos.

1991

- O Congresso norte-americano aprova a declaração de guerra ao Iraque. Começa a Guerra do Golfo.

1996

- O Prémio Valmor é atribuído ao complexo das Amoreiras, em Lisboa, projeto do arquiteto Tomás Taveira.

1998

- Portugal e os restantes membros do Conselho da Europa aprovam o diploma que proíbe a clonagem humana.

2003

- Morre, com 53 anos, o cantor Maurice Gibb, cofundador dos Bee Gees.

Robin Gibb, Barry Gibb and Maurice Gibb (da esquerda para a direita) /Arquivo AP

Robin Gibb, Barry Gibb and Maurice Gibb (da esquerda para a direita) /Arquivo AP

AP

2005

- O Parlamento Europeu aprova o texto do Tratado Constitucional Europeu.

2006

- Austrália e Timor-Leste assinam um acordo para a partilha das receitas da exploração de petróleo no Mar de Timor.

2007

- É detida em Madrid a ex-presidente argentina Maria Estela Martinez, um dia depois de um juiz de Buenos Aires ter emitido um mandado de captura internacional contra a viúva do general Juan Péron, por alegado envolvimento no desaparecimento de um sindicalista durante o seu mandato, há 30 anos.

2009

- O futebolista português Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United, é eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na Gala do organismo, em Zurique, Suíça. Ronaldo é o segundo português a ganhar o troféu, depois de Luís Figo, em 2001.

Prémios conquistados por Cristiano Ronaldo em 2008/2009 - FIFPro World Player of the Year award, UEFA Club Footballer of the Year award e European Golden Boot.

Prémios conquistados por Cristiano Ronaldo em 2008/2009 - FIFPro World Player of the Year award, UEFA Club Footballer of the Year award e European Golden Boot.

AP

2010

-- Um sismo no Haiti faz cerca de 170 mil mortos e um milhão de desalojados.

- O Instituto Português de Oncologia do Porto realiza uma intervenção cirúrgica com aplicação de "um método inovador no tratamento do cancro", em Portugal, a radioterapia intraoperatória.

- Morre, com 53 anos, o filósofo francês Daniel Bensaïd, teórico e militante do movimento trotskista.

- Morre, aos 100 anos, Miep Gies, o cidadão que ajudou a judia Anne Frank e a sua família a esconder-se dos nazis, em Amesterdão, durante a Segunda Guerra Mundial.

2011

O governo de união do Líbano cai com a demissão dos ministros do movimento xiita libanês Hezbollah e aliados em protesto contra um tribunal apoiado pela ONU para investigar o assassínio do antigo primeiro-ministro Rafic Hariri.

2012

O Parlamento da Bósnia-Herzegovina empossa no cargo de primeiro-ministro o economista croata Vjekoslav Bevanda, após 15 meses de crise política que se prolongava desde as legislativas de outubro de 2010.

- A televisão digital terrestre (TDT) arranca com o desligamento do emissor analógico de televisão de Palmela.

2015

- O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresenta formalmente o pedido de demissão do cargo, depois da eleição do novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque. PSD e CDS-PP concorrem em listas separadas às eleições regionais madeirenses.

- Cuba conclui a libertação "humanitária" de 53 presos que figuravam numa lista entregue por Washington, que designava estes detidos como prisioneiros políticos.

- O futebolista português Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano.

2020

- Morre, aos 40 anos, na sequência de uma queda durante a sétima etapa do Rali Dakar, na Arábia Saudita, Paulo Gonçalves, piloto de motos, campeão mundial de ralis cross-country em 2013, e segundo na edição de 2015 do rali Dakar.

  • 6:56