Ficou para a História

Descodificação do genoma humano. O que ficou para a História a 13 de abril

Canva

Principais acontecimentos registados no dia 13 de abril, Dia Internacional do Beijo.

1743

Nasce Thomas Jefferson, estadista, autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos e terceiro Presidente norte-americano.

1846

É inaugurado o Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, criado por Almeida Garrett.

1964

O ator norte-americano Sidney Poitier é o primeiro negro distinguido com o Óscar de melhor ator, pelo desempenho em "Lillies of the Field".

Anonymous

1986

João Paulo II é o primeiro pontífice a visitar a Sinagoga de Roma.

1992

Nelson Mandela, presidente do ANC, anuncia oficialmente a separação da mulher, Winnie Mandela, implicada no assassínio de jovens negros.

Bebeto Matthews


2003

O genoma humano é descodificado a 99,99%. Cientistas de seis países apresentam a descoberta da sequência a que chamam "o livro da vida".

Francis Collins, diretor do National Human Genome Research Institute, anuncia a conclusão bem-sucedida do projeto do genoma humano, a 14 de abril de 2003, em Bethesda, Maryland, Estados Unidos.

Francis Collins, diretor do National Human Genome Research Institute, anuncia a conclusão bem-sucedida do projeto do genoma humano, a 14 de abril de 2003, em Bethesda, Maryland, Estados Unidos.

EVAN VUCCI


2005

O Parlamento Europeu dá "luz verde" à adesão da Roménia e da Bulgária a 01 de janeiro de 2007.

NICOLAS BOUVY


2011

Quase 70 passageiros partem rumo a Cabo Verde, a bordo do primeiro avião comercial a descolar do aeroporto de Beja, um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV.

2013

António José Seguro é reeleito secretário-geral do PS com 96,53 por cento, correspondente a 24.843 votos, contra 3,46 por cento do militante socialista Aires Pedro, que obteve 892 votos.

PAULO NOVAIS


2015

Cerca de 400 imigrantes desaparecem no naufrágio de uma embarcação improvisada no Mediterrâneo. A guarda costeira italiana, que deteta 42 barcos que transportam um total de 6.500 migrantes, anuncia ter resgatado 144 pessoas e recuperado nove corpos, após o naufrágio de uma das embarcações.

Santi Palacios/ AP

Morre, aos 87 anos, Günter Grass, escritor alemão, Prémio Nobel da Literatura em 1999.

Nobel alemão Günter Grass (1927-2015).

Nobel alemão Günter Grass (1927-2015).

Susana Vera

O Sporting de Braga conquista pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 1-0, com um golo do "capitão" Alan, na final da competição, disputada no Estádio Cidade de Coimbra.

Rafael Marchante

2018

Parlamento aprova um diploma que permite a mudança de género a partir dos 16 anos, sem relatório médico, com votos favoráveis de PS, BE, PEV e PAN, contra de PSD e CDS-PP e abstenção do PCP. A deputada do PSD Teresa Leal Coelho votou também a favor da mudança da lei, violando a disciplina de voto contra no seu partido.

Antonio Bronic

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros