Ficou para a História

United aceita a proposta recorde do Real Madrid por Ronaldo. O que ficou para a História a 11 de junho

LLUIS GENE

Principais acontecimentos registados no dia 11 de junho:

1557

Morre, com 55 anos, D. João III, em Belém. Suceder-lhe-á o neto, D. Sebastião, com a regência assumida pela viúva, D. Catarina.

1891

Abre a linha urbana dos caminhos de ferro de Lisboa, com a ligação Rossio-Campolide.

1892

É assinado o contrato para a colocação de cabos submarinos entre Portugal Continental e os Açores, com a Europe and Azores Telegraph Company.

1955

Um acidente na corrida de automóveis de Le Mans causa a morte a 77 pessoas.

Keystone-France

1959

A ditadura põe fim ao sufrágio direto do Presidente da República, com a revisão da Constituição de 1933, um ano após a candidatura de Humberto Delgado.

1962

Fuga de Alcatraz.

Frank Morris, John Anglin e Clarence Anglin, presos por assaltos a bancos, burlam o sistema de segurança da prisão federal de Alcatraz, nos EUA, apelidada de a rocha por ter sido construída de forma a tornar impossível qualquer fuga. Não se sabe se chegaram a terra, a polícia desistiu das investigações décadas mais tarde e declarou-os mortos. Os corpos nunca foram encontrados.

Denver Post

1987

Margaret Thatcher, do Partido Conservador, vence, pela terceira vez consecutiva, as eleições britânicas.

1999

O Prémio Camões é atribuído a Sophia de Mello Breyner Andresen.

2001

Timothy McVeigh é executado na prisão de Terre Haute, Indiana, EUA, pelo atentado de Oklahoma, a 19 de abril de 1995.

Getty Images

2009

Gripe A (H1N1). A OMS decreta o nível 6 de alerta, o último na escala pandémica, anunciando oficialmente a primeira pandemia do século XXI.

O Manchester United aceita a proposta recorde de 93 milhões de euros do Real Madrid para adquirir o futebolista português Cristiano Ronaldo.

LLUIS GENE

2012

O espanhol Rafael Nadal conquista o "Grand Slam" francês de Roland Garros pela sétima vez, um feito inédito no ténis mundial.

2013

A Comissão Europeia aprova a aquisição da ANA - Aeroportos de Portugal pela empresa francesa Vinci, depois de concluir que a operação de privatização, prevista no programa de assistência financeira, não viola regras comunitárias de concorrência.

Bloomberg

2015

O Governo decide vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

2018

O Sporting confirma as rescisões de contrato dos futebolistas Gelson Martins, William Carvalho e Bruno Fernandes, que invocaram justa causa, na sequência das agressões a jogadores na Academia de Alcochete. O futebolista Bas Dost também apresenta a sua rescisão, alegando justa causa.

LUSA