Guerra Rússia-Ucrânia

“Rússia está a comportar-se como um Estado pária ao nível da Coreia do Norte” 

05.05.2022 09:31

A análise do comentador da SIC Rui Cardoso à guerra na Ucrânia.

O exército russo realizou um exercício militar onde simulou o disparo de mísseis com capacidade nuclear no enclave russo de Kaliningrado, entre a Polónia e a Lituânia. 

Rui Cardoso diz que Kaliningrado pode ser o local de início de uma III Guerra Mundial e compara a Rússia à Coreia do Norte.  

“A Rússia está a comportar-se como um Estado pária ao nível da Coreia do Norte”, afirma. “[Kaliningrado] “É aquilo que nas universidades e academias militares se estuda como o sítio maldito do começo de uma eventual III Guerra Mundial.” 

O comentador da SIC considera que isto é uma forma de intimidação aos Estados bálticos e à Suécia e a Finlândia, que poderão vir a aderir à NATO.  

Na SIC Notícias, fala ainda sobre o cessar-fogo acordado para o complexo de Azovstal, em Mariupol, e o Dia da Vitória, 9 de maio. Sobre a possibilidade da Rússia declarar, formalmente, guerra à Ucrânia, diz:  

“Permite apenas a Putin ter as mãos mais livres para ir buscar soldados dos destacamentos de reserva, os do serviço militar obrigatório e arrebanhar mais material.” 

Saiba mais:

Últimas Notícias
Mais Vistos