Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: o que esperam os agricultores ucranianos da visita de Guterres?

Loading...
Reportagem dos enviados da SIC à Ucrânia Carolina Reis e Rafael Homem.

As autoridades marítimas da Ucrânia estão satisfeitas com o acordo que permitiu o desbloqueio dos cereais, mas esperam que a visita de António Guterres o alargue a outras matérias primas e bens essenciais.

Ucranianos pedem para enviar mais materiais através do canal do Mar Negro. A Ucrânia quer acrescentar Porto de Mykolaiv ao acordo de exportação.

Guterres visita o porto de Odessa esta sexta-feira. Militares não permitem imagens da saída dos navios. Cerca de 30 navios já saíram da Ucrânia desde o início do mês

O acordo de exportação foi um primeiro passo, mas não chegou a todos os agricultores.

Um mês depois do entendimento, que permitiu desbloquear a os cereais retidos nos portos ucranianos, o balanço é positivo, mas a expetativa é chegar mais longe.

Cerca de 30 navios já deixaram território ucraniano em direção ao Mar Negro, evitando uma grave crise alimentar. Foi o resultado de um acordo mediado pelas Nações Unidas.

O secretário-geral das Nações Unidas regressa ao país, esta sexta-feira. Espera-se que a visita sirva para impulsionar mais soluções, mas as autoridades marítimas querem também aprofundar o acordo da exportação de cereais.

Últimas Notícias
Mais Vistos