O ministro dos Negócios Estrangeiros russo reagiu pela primeira vez à eleição de Liz Truss e diz que a posição da nova primeira-ministra face à Rússia não ajudará o Reino Unido no cenário internacional.
Lavrov disse esta terça-feira que a primeira-ministra britânica tentou "defender os interesses do Reino Unido sem ter em consideração as posições dos outros de forma alguma e sem qualquer tentativa de compromisso".
O ministro russo provoca a nova líder, Liz Truss, ao abordar a recente tensão com o Presidente francês, Macron, um importante aliado da NATO para o Reino Unido.
“Antes de declarar a sua posição, obviamente negativa quanto à Rússia, uma prioridade maior devia ser resolver as questões com os vizinhos mais próximos. Em primeiro lugar, o Presidente Macron é amigo ou inimigo?”.
Kiev era já uma prioridade para o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, mas Liz Truss avisou que vai redobrar esforços para apoiar o país. "Continuaremos a ir mais longe e mais rápido para expulsar a Rússia de toda a Ucrânia", declarou a política britânica em abril.