Guerra Rússia-Ucrânia

Se Putin anunciar a anexação de territórios ocupados "será a consumação da farsa"

Opinião

Loading...

O comentador da SIC, Germano Almeida, reage aos últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia.

Os referendos de anexação nos territórios ucranianos ocupados terminam esta terça-feira. No dia 30, o Presidente Putin deverá discursar no Parlamento. O comentador Germano Almeida considera que Putin vai anunciar a anexação de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson ao país, "será a consumação da farsa, mas só mesmo para consumo interno".

A Ucrânia e a comunidade internacional não reconhecem a validade destes referendos que decorrem em contexto de guerra. As declarações de Putin não terão qualquer valor legal, mas não deixa de ser um passo importante, sublinha Germano Almeida.

Putin terá de dar este passo para disfarçar os problemas que está a enfrentar, principalmente a "profunda perturbação" da população, após o decreto de mobilização parcial.

O outro desafio do Presidente russo são os sucessos da contraofensiva nas regiões ucranianas. Com o resultado dos referendos, o Kremlin vai alegar que esses territórios pertencem à Rússia e avisa que qualquer ofensiva nesses territórios será considerada ataque a território russo.

Últimas Notícias
Mais Vistos