Incêndio na Notre-Dame

Foi assim que ficou a Notre-Dame

gigarama

Segunda-feira foi um dia trágico para o património cultural de França.

Um site russo partilhou esta terça-feira imagens aéreas da destruição causada pelas chamas na catedral de Notre-Dame, em Paris.

Segunda-feira foi um dia trágico para o património cultural de França, depois de um incêndio destruir parte da catedral. O incêndio começou ao fim da tarde de segunda-feira e só foi declarado extinto esta manhã.

As chamas atingiram toda a estrutura do edifício e, cerca de uma hora depois de ter começado, o pináculo de Notre-Dame desmoronou-se.

Os bombeiros acreditam que o incêndio terá começado no sótão da catedral e admitiram que a situação poderá estar ligada aos trabalhos de reabilitação do monumento histórico mais visitado da Europa.

Especialistas alertam para risco de derrocada

A estabilidade do monumento ainda não está garantida. A grande questão agora é saber como vai resistir o resto da estrutura.

O Presidente francês promete reconstruir a catedral, mas os especialistas dizem que nunca mais será igual.

Uso de água foi uma das maiores dificuldades no combate às chamas

Os bombeiros franceses enfrentaram durante cerca de nove horas o incêndio, mas as críticas ao combate surgiram dos Estados Unidos. Donald Trump sugeriu que fossem usados meios aéreos para acabar com as chamas.

Especialistas franceses e portuguese confirmaram que seria desastroso e podia levar ao colapso da estrutura da catedral.

Sobreviveu a revoluções e guerras, coroou reis e imperadores

Não é só a mais famosa catedral do mundo. Deu nome a obras literárias. Sobreviveu a revoluções, guerras mundiais.

Situada na pequena ilha de Île de la Cité e rodeada pelo rio Sena, no centro de Paris, a Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas catedrais francesas de estilo gótico. A construção começou em 1163, dedicada a Maria, mãe de Jesus, e ficou completa em 1345.

Todos os anos, cerca de 13 milhões de turistas visitam o monumento (mais de 30 mil pessoas por dia).

HORACIO VILLALOBOS

  • "Via Sacra" em destaque na Edição da Manhã
    4:43
  • Árbitra de 18 anos agredida por treinador
    13:01
  • Eleições em Espanha: o que dizem as sondagens
    3:46