Insólitos

Embaixador britânico em Espanha procura mulher que o ajudou em 1984

Twitter Hugh Elliott

Episódio foi divulgado num vídeo no Twitter.

O embaixador britânico em Espanha, Hugh Elliott, está de visita ao norte do país e, ao parar em Burgos, recordou um episódio que lá viveu em 1984, na primeira vez que visitou aquele município espanhol.

Num vídeo partilhado no Twitter, conta como em 1984 viajou de comboio desde Carcassonne, em França, até Burgos, e como planeava continuar de bicicleta rumo a Santiago de Compostela, na Galiza. Mas a bicicleta perdeu-se num dos vagões, e com pouco dinheiro e a muitos quilómetros de onde ia ficar, decidiu ir a um bar “para refletir”.

Foi nesse bar que encontrou um canadiano que tinha chegado a Burgos para visitar a namorada, uma jovem chamada Lourdes Arnáiz, que o acabaria por ajudar. Lourdes ofereceu-lhe acomodação e comida e recusou que Hugh lhe pagasse.

Durante cinco dias Hugh viveu com a namorada do canadiano até a bicicleta lhe ser entregue e poder seguir caminho.

“Quantos países acolheriam um estranho assim? O meu carinho pelo país e pelo povo espanhol começou aqui, em Burgos, há 35 anos. Se ainda aqui está, Lourdes, agradeço novamente e adoraria agradecer-lhe pessoalmente”.

A história tornou-se viral e no Twitter conta já com milhares de visualizações e partilhas. O paradeiro de Lourdes é, ainda assim, desconhecido.