Joyce DeFauw conseguiu cumpriu o sonho de terminar o curso que tinha iniciado há 71 anos. Aos 90 anos de idade, com nove filhos, 17 netos e 24 bisnetos, a norte-americana que se graduou na Universidade do Norte de Illinois, deixa uma mensagem de esperança e persistência: "Não desistam e mesmo que tenham desistido, regressem".
"Sejam determinados, continuem a aprender. Deem graças pelo que têm e sigam em frente", estas foram as palavras de Joyce DeFauw depois da cerimónia de graduação, na qual concretizou o objetivo que foi adiando ao longo da vida.
Iniciou o curso em 1951, mas acabou por abandonar os estudos para casar e ter filhos.
"Frequentei a universidade durante três anos e meio, conta de DeFauw, mas como acontece tantas vezes nesta fase da vida, admite que um colega acabou por se tornar o centro das atenções. "Conheci um cavalheiro muito atraente e decidimos casar", foi nessa altura que abandonou os estudos.
O casamento aconteceu em 1955 e desta união nasceram três filhos. Joyce DeFauw acabaria por enviuvar cedo e voltou a casar. Do segundo casamento nasceram mais seis filhos, incluindo dois pares de gémeos.
A vida não lhe permitiu cumprir o sonho de concluir o curso mais cedo, mas foi a família que acabou por a incentivar a voltar à universidade. Voltou a estudar em 2019 e este domingo integrou o grupo de alunos que receberam o diploma na cerimónia de graduação.
O momento foi noticiado e amplamente partilhado nas redes sociais:
Começou por querer ser professora. Depois de abandonar a universidade, aproveitou todas as oportunidades que tinha para aprender coisas novas. Estudou alemão e tipografia, trabalhou numa loja, mas a vida familiar ocupava a maior parte do seu tempo.
Três anos e meio depois de ter retomados os estudos, Joyce DeFauw tem finamente na mão o diploma do curso de Estudos Gerais e tal como uma jovem estudante pensa no desafios que se seguem e deixa um desabafo: “Espero ter correspondido às expectativas”.