Isabel II

Isabell II “é a figura que encerra um capítulo muito importante” no Reino Unido

Loading...

A análise da jornalista Ana França, que viveu cinco anos em Londres.

A jornalista do Expresso Ana França afirmou, em entrevista à SIC Notícias, que no Reino Unido “há um consenso” generalizado em relação à Rainha Isabel II e ao seu trabalho como monarca nos últimos 70 anos.

“Oito em cada 10 britânicos acham que ela fez um excelente trabalho. (...) Isabel II é a figura que encerra um capítulo muito importante da história do Reino Unido”, afirma a jornalista.

Tendo vivido em Londres entre 2011 e 2016, recorda a forma como os britânicos paravam para assistir e participar nas cerimónias reais.

“As ruas de Londres fechavam e as pessoas nos bairros montavam mesas com tudo o que é tipicamente inglês. É uma espécie de feriado nacional, parava tudo”.

Sobre o futuro do trono britânico, acredita que as gerações mais novas da família real trazem uma perspetiva mais “modernizada” à monarquia.

“Envolvem-se muito em projetos de ajuda social, o que faz lembrar a herança de Diana, que foi o ponto em que as pessoas mais estiveram ligadas à monarquia. Não há tanta distância com o povo, têm uma vida mais normal, mais próxima dos britânicos”.

Sobre Isabell II, diz ainda que apesar de ser uma monarca e, mesmo não sendo eleita,”nunca esteve em causa que defendesse a democracia”.