Jogos Olímpicos

Tóquio2020. Nadadora Rikako Ikee apurada após superar leucemia

KYODO Kyodo

Leucemia afastou-a das piscinas por mais de um ano.

A nadadora japonesa Rikako Ikee apurou-se este domingo para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, nos 4x100 metros estilos, após superar uma leucemia que a afastou das piscinas por mais de um ano.

Ikee impôs-se nos 100 metros mariposa dos Nacionais do Japão, ganhando um lugar na estafeta, no que serão os segundos Jogos para a atleta de 20 anos, que ainda assim falhou os mínimos para se apurar para o evento individual.

"Treinei para ganhar e dizia a mim mesmo 'estou de volta', quando estava para começar a prova", declarou a atleta, depois de acabar o percurso em lágrimas.

Ikee esteve afastada das piscinas entre fevereiro de 2019 e março de 2020, tendo voltado a competir em agosto do ano passado, aproveitando o adiamento de Tóquio2020, devido à pandemia de covid-19, para se apurar, depois de se ter mentalizado de que apontaria a Paris2024.

Nos Jogos Asiáticos de 2018, a nadadora japonesa, antiga campeã mundial júnior de 50 e 100 metros mariposa, tornou-se na primeira desportista a ganhar seis medalhas de ouro na mesma edição da competição.